25 janeiro 2012

Confissões de adolescente
Cris Compagnoni dos Reis16:44 6 comentários


Às vezes acontecem coisas como: um livro velho, assim com as páginas caindo, acaba parando em minhas mãos, começo a dar uma olhada, ver do que se trata e, quando me dou conta, já li o livro inteiro. Com esse foi assim, leitura de uma tarde que fez o tempo passar sem que eu percebesse, bem aquela coisa de mergulhar naquelas páginas e esquecer que o resto do mundo existe. Adoro quando isso acontece.

Esse livro era inicialmente o diário da autora Maria Mariana, filha de um diretor de teatro, aquilo virou uma peça protagonizada por ela e por mais três atrizes que também contribuíram com alguns textos: Patrícia Perrone, Ingrid Guimarães e Carol Machado. Pelo que pesquisei na internet o sucesso foi tão grande que virou um seriado na década de 90 e também um livro. Eu não me culpo por não saber disso porque não passava de uma criança nessa época, e, a internet está aí para isso, agora eu já sei.

O livro não é em formato de peça teatral (ainda bem, se não eu não teria lido), são os textos interpretados pelas atrizes na peça. São textos curtos, divertidos e polêmicos, creio que sejam polêmicos até mesmo nos dias atuais, pois os assuntos abordados ainda não deixaram de ser um tabu para a sociedade em geral mesmo depois de tantos anos.

Elas falam de meninos, do primeiro beijo, sexo, AIDS, aborto, festas, drogas, e como elas ficam no meio disso tudo, o turbilhão de sentimentos dessa fase da vida, a dramaticidade de ser adolescente, onde tudo parece ser o fim do mundo. Já li muitos livros que abordam esse universo adolescente, mas nenhum que trate desses assuntos de um jeito tão despachado.

Ri muito com esse livro, gostei de ter lido atualmente e não na minha adolescência, acho que eu teria ficado chocada e não teria me divertido tanto com a leitura; agora fiquei curiosa a respeito do seriado, vou ver se encontro na internet, recurso que os adolescentes daquela época não tinham e que os de hoje não vivem sem!
Sobre o autor Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

6 comentários :

  1. Eu me lembro do seriado... era muito legal, na época eu era também adolescente e me diverti muito assistindo... o livro ainda não li, mas com certeza vai entrar para minha lista de "desejados". =D

    ResponderExcluir
  2. eu gostei muito do livro
    alem de ser muito interessante mostra um realidade

    ResponderExcluir
  3. To loca para ler esse livro! Já vi a serie a Deborah Seccoestava entre as protagonistas da primeira temporada quando ela era adolescente, legal né?
    -AKS

    ResponderExcluir
  4. Era adolescente em 94 quando passou a série. Lembro até do horário, da ansiedade de chegar sábado pra ver a série. Tenho esse livro até hoje, está aqui do meu lado rs. O meu é a 55 ediçao, mas o tenho uns 15 anos. Tenho o DVD original da série que comprei faz anos. Estou revendo todos. Divertido, bem escrito e sei que a minha geração foi fantástica por esses momentos. Abs.

    ResponderExcluir
  5. O seriado era ótimo, o livro é maravilhoso e o filme provavelmente também será incrível!!

    ResponderExcluir